Grupos de Pesquisa

GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO 

Núcleo de Estudos dos Fundamentos do Serviço Social (NEFSS) – Coordenação: Profa Dra Adriana Ramos

O NEFSS é um espaço político pedagógico que se propõe desenvolver estudos, debates e pesquisas acerca das relações de trabalho, da questão social, suas expressões, formas de enfrentamento e relação com o trabalho e a formação profissional do Assistente Social. Privilegia uma compreensão critica do trabalho, entendendo-o como componente formador da sociabilidade humana, cujas particularidades de assalariamento na sociedade burguesa desencadeiam o processo de acumulação capitalista, a relação com os componentes formadores da questão social e uma sociabilidade fortemente marcada pela exploração e a desumanização.

Pesquisa: Contribuições categoriais da herança lukacsiana para a debate ídeo-teórico do Serviço Social – Profa Dra Adryanice Angélica de Souza
A pesquisa tem como foco a interlocução entre Serviço Social e a tradição marxista no momento de “apropriação ontológica da vertente crítico-dialética” (Santos 2007), particularmente as contribuições do pensador húngaro G. Lukács para o debate ídeo-teórico do serviço social. A hipótese é de que diante do avanço do neoconservadorismo na profissão, se torna fundamental a interlocução com o pensamento de Marx e da tradição marxista. Especialmente, no nosso entendimento, a produção teórica do pensador húngaro G. Lukács – maior pensador marxista do século XX e sem dúvida o de maior rigor na apropriação de Marx – nos possibilita uma teoria ontologicamente fundada que muito tem a contribuir com o debate do serviço social contemporâneo. O objetivo central desta pesquisa é de tornar inteligíveis as contribuições categoriais do pensamento de Lukács para o Serviço Social brasileiro na atualidade, no que se refere: decadência ideológica, cotidiano; mediação; práxis; ontologia do ser social e ética.

Trata-se de pesquisa de natureza teórica que aprofundará cada uma das categorias e complexos elencados estabelecendo um diálogo com a produção contemporânea do Serviço Social a partir do final dos anos 80 visibilizando como aquelas categorias e complexos podem contribuir para as análises dos fenômenos sociais que são objeto da intervenção profissional.

 

 

Grupo de Pesquisa sobre Política Social e Desenvolvimento (GPODE) – Coordenação: Profª. Drª Ana Paula Ornellas Mauriel

Pesquisa: Destituição de direitos e superexploração: uma análise das políticas do Banco Mundial para a Política Nacional de Assistência Social nos anos 2000

Nesta atual proposta se pretende pensar as tendências da Política Nacional de Assistência Social brasileira, considerando que sua concepção, seu sentido e seu processo de implementação sofreram impactos da crise, das respostadas dadas a ela no contexto do padrão de reprodução do capital no circuito das economias dependentes, que tem como um dos seus pilares a superexploração do trabalho e a influência das assertivas e negociações envolvendo os empréstimos do Banco Mundial e suas políticas voltadas para a pobreza no Brasil a partir da implementação do SUAS 

Pesquisa: As políticas de expansão da educação superior no Brasil: uma análise a partir do setor privado – Profa Dra Andrea Araujo do Vale.
Ligado à Rede Universitas/BR e ao Observatório da Educação ? OBEDUC/CAPES coordenado pela profa. Deise Mancebo (UERJ), este projeto tem como objetivo delimitar o sentido das políticas da educação superior no Brasil pós-LDB a partir do modo como se expressa a privatização, mercantilização e empresariamento no setor privado. Assim, parte-se do pressuposto de que o ciclo de expansão da educação superior no Brasil iniciado com os governos FHC, Lula e Dilma tem como uma de suas linhas-mestras a ampliação do setor privado da educação superior, especificamente, do segmento privado-mercantil. Este segmento tem se apresentado como decisivo na direção das políticas públicas, como demonstra o PNE 2011-2020, lastreado pelo fundo público, via programas como o ProUni, FIES e os promovidos pelo BNDES, com uma imensa aglutinação de matrículas, demarcando a formação de grandes conglomerados educacionais (Kroton-Anhanguera, Estácio-SEB), a partir de um grande movimento de aquisições e fusões e de abertura de capital em Bolsas de Valores nacionais e internacionais, com imenso risco de desnacionalização. Esse processo também é possibilitado por uma imensa superexploração do trabalho docente, reconfigurado e especialmente limitado em sua autonomia didático-pedagógica e na participação democrática na condução do processo educacional, cada vez mais orientado pelo mercado. Deste modo, faz-se fundamental a análise dos movimentos desse setor para a compreensão da reconfiguração da educação superior brasileira.

Profª. Drª EBLIN JOSEPH FARAGE – Movimentos sociais urbanos e serviço social na região metropolitana do Rio de Janeiro: a luta por moradia e direitos em favelas e espaços populares.

Descrição: O presente projeto de pesquisa focará seus objetivos no mapeamento dos movimentos sociais urbanos da região metropolitana do Rio de Janeiro e a interface com o serviço social. No que tange aos movimentos sociais urbanos o objetivo, é fazer o mapeamento e identificar suas formas organizativas e de mobilização tendo em vista a conquista de direitos para a vida na cidade. No que se refere ao Serviço Social, o objetivo é mapear a inserção dos assistentes sociais nos movimentos sociais urbanos e o tipo de inserção, se profissional ligada ao movimento, se profissional ligada ao poder público ou se sem vínculo empregatício (militante ou voluntário).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3). Integrantes: Eblin Joseph Farage – Coordenador / Tatiana Dahmer Pereira – Integrante / Nathália Carlos – Integrante / Sabrina Dias – Integrante / FERNANDA MARIA MACHADO BORGES – Integrante / Anna Carolina Macedo Cardoso – Integrante / Júlia Silva de Oliveira – Integrante / Jessica Pereira da Costa – Integrante / Edson Francisco da Silva Júnior – Integrante.

Profª. Drª EBLIN JOSEPH FARAGE Projeto de Extensão: A luta por moradia em São Gonçalo: a experiência do MTST na ocupação Zumbi dos Palmares.

Descrição: Construir uma experiência de inserção e debate sobre a questão urbana, junto a trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que estão em processo de cadastramento no Programa Minha casa Minha Vida ? modalidade entidades, no município de São Gonçalo. Identificar as demandas sociais e realizar encaminhamentos para os órgão públicos, contribuir no processo de organização e formação política dos trabalhadores. Possibilitar a partir da experiência prática com movimento social a inserção de docentes e discentes no processo de mobilização e garantia de direitos dos trabalhadores. Aprofundar o debate sobre a questão urbana e as formas de resistência e organização dos trabalhadores sem teto. Ratificar o papel social da Universidade Pública e a direção social do Serviço Social vinculado às demandas reais da classe trabalhadora e as expressões da questão social..

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Eblin Joseph Farage – Coordenador / Francine Helfreich – Integrante / Felipe Mello da Silva Brito – Integrante / Nathália Carlos – Integrante / Bruno José de Oliveira – Integrante / FERNANDA MARIA MACHADO BORGES – Integrante / Camila Barros – Integrante / Anna Carolina Macedo Cardoso – Integrante / Silvia Carvalho – Integrante / Thais Gomes – Integrante / Sabrina Silva – Integrante / Júlia Silva de Oliveira – Integrante / Jessica Pereira da Costa – Integrante / Mariana Cristina de Silva Andrade – Integrante / Paula Vanelis de Oliveira – Integrante / Luara Crsitina Rodrigues Marins – Integrante / Edson Francisco da Silva Júnior – Integrante / Perla de Sousa Nascimento – Integrante / Maria Caroline da Silva Souza – Integrante.

Profª. Drª FRANCINE HELFREICH COUTINHO DOS SANTOS – A (des) construção do medo na cidade do Rio de Janeiro e as implicações para o trabalho do serviço Social.

Descrição: O referido projeto se propõe a mapear e analisar o exercício profissional dos assistentes sociais que atuam nas favelas cariocas do Rio de Janeiro, e a lógica de organização e execução das políticas públicas para esses espaços. Busca ainda, Realizar um levantamento bibliográfico sobre o trabalho dos assistentes sociais nas favelas cariocas; Aprofundar estudos sobre a tese do desenvolvimento desigual e combinado, relacionando o atual redesenho das favelas no Rio de Janeiro considerando o processo de militarização social decorrente da implementação das UPPs; Conhecer e analisar o trabalho dos assistentes sociais que atuam, sobretudo nas políticas de assistência social, saúde, habitação na cidade do Rio de Janeiro, demarcando seus limites, suas potencialidades e desafios.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2). Integrantes: Francine Helfreich Coutinho dos Santos – Coordenador.

Profª. Drª KATIA REGINA DE SOUZA LIMA – Política de Expansão da Educação Superior Brasileira: impactos no trabalho docente e no projeto políticopedagógico da Universidade Federal Fluminense.

Descrição: O projeto tem como objetivo analisar a política de expansão da educação superior brasileira e seus impactos (i) no trabalho docente e (ii) nas reestruturações acadêmico-curriculares da Universidade Federal Fluminense/UFF durante o período 2003-2014. Está inscrito no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior/GEPES (UFF/CNPq), no Grupo de Pesquisa Trabalho Docente na Educação Superior (UERJ/CNPq)/Rede UNIVERSITAS/Br. Esta pesquisa será realizada através da análise da legislação federal que configurou um intenso processo de reformulação no trabalho docente, na formação profissional e nas funções sociais das universidades federais no período acima indicado. Articulado a análise das alterações na política de expansão da educação superior, o projeto pretende realizar um estudo sistematizado do impacto desta política na UFF. Para tal, privilegiaremos dois indicadores básicos: relação vagas docentes/matrículas discentes e reformulações político-pedagógicas na graduação e na pós-graduação.O presente projeto visa contribuir com as redes cooperativas de pesquisa através do intercâmbio entre pesquisadores; com a produção do conhecimento sobre o trabalho docente e os reordenamentos políticopedagógicos nas universidades federais brasileiras e com o processo formativo de novos pesquisadores, graduandos e pós-graduandos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1). Integrantes: Katia Regina de Souza Lima – Coordenador / Larissa Dahmer Pereira – Integrante / José Renato Bez de Gregório – Integrante / Andréa Araujo do Vale – Integrante.

Profª. Drª LARISSA DAHMER PEREIRA – Projeto de Extensão: Ensino superior e Serviço Social brasileiro: análise dos cursos de Serviço Social na modalidade de educação à distância.

Descrição: O perfil da política educacional brasileira, a partir dos anos 1990 e principalmente no pós-2000, vem delineando-se de forma cada vez mais mercantilizada, especialmente no nível superior de ensino. A partir do governo Cardoso e também nos governos Lula e Dilma, o ensino a distância (EAD) constituiuse como uma via privilegiada para ampliar o acesso ao ensino superior sem aumentar gastos estatais de forma considerável, elevar as estatísticas do país e, ainda, fortalecer o mercado educacional. Tudo indica que o EAD será fortalecido na próxima década, ampliando exponencialmente o acesso ao ensino superior. Se há possibilidade efetiva de ampliação do acesso? O que se configura como uma demanda legítima -, questiona-se, contudo, o perfil de profissional que irá se formar em tal modalidade de ensino, dada a ausência de participação na vida acadêmica, em projetos de pesquisa e extensão e em movimentos sociais. No âmbito do Serviço Social, esta modalidade de ensino surge após o 2º governo Lula, sendo ainda uma novidade na área e as repercussões tanto no âmbito do trabalho docente quanto no que se refere à qualidade da formação e ao perfil de profissional formado ainda são pouco conhecidas. Face à configuração da política educacional brasileira, com o crescimento da modalidade de EAD, o projeto de pesquisa ora apresentado busca aprofundar o conhecimento sobre a formação em Serviço Social na referida modalidade, focando na análise dos perfis docentes/tutoriais e nas propostas curriculares.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Larissa Dahmer Pereira – Coordenador. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 9

Profª. Drª MARIA DAS GRACAS OSORIO PITOMBEIRA LUSTOSA: O Programa de Microempreendedorismo no Brasil e no Rio de Janeiro, Implicações no Mundo do Trabalho: Desvendando significados.

Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as tendências do desenvolvimento do programa microempreendorismo no Rio de Janeiro e no Brasil, identificando-se suas determinações econômicas, sócio-históricas e ideo-politicas nos marcos da mundialização do capital. Considera-se a necessidade de uma melhor compreensão de suas ingerências nas condições de trabalho dos segmentos informais envolvidos nesta atividade, à qual assume a condição de uma política de dimensão focalizada, enquanto uma das estratégias de enfrentamento do desemprego estrutural e de amenização dos conflitos advindos da crise estrutural do capitalismo contemporâneo, frente às implicações nas desigualdades sócias, na distribuição de renda e da pobreza urbana. Considera-se que a aproximação com o nosso objeto de análise faz-se necessário inicialmente, um estudo sobre as características e as mudanças atuais no mundo do trabalho, e suas metamorfoses ocorridas a partir da reestruturação produtiva do capital, mudanças estas esboçadas no seio da conjuntura neoliberal brasileira contemplando as duas últimas décadas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria das Graças Osório Pitombeira Lustosa – Coordenador / Raysa Besighni Santos – Integrante. Número de orientações: 1

Profª. Drª TATIANA DAHMER PEREIRA – Movimentos sociais urbanos latino americanos contemporâneos: identidade de classe, afirmação e percursos da criminalização no reino da mercadoria.

Descrição: O projeto de pesquisa originado na qualificação pós-doutoral tem por objeto a configuração de movimentos sociais urbanos na America Latina. Reflete sobre sua formação, a constituição e transformações quanto à identidade de classe social, e dilemas postos a partir da afirmação contraditória da sociabilidade burguesa nos diferentes processos de desenvolvimento dos países latino-americanos. Percebemos, como parte dos dilemas apresentados, o que aparece (mas não necessariamente o é) como uma dualidade a institucionalização e a criminalização crescentes e peculiares à hegemonia financeira do capital pós anos 1990 aos dias atuais. Considerando limites de tempo e de recursos materiais para a pesquisa, o estudo objetiva investigar no campo da produção bibliográfica, historiográfica e de registros documentais, realidades constituídas com divergentes projetos societários de movimentos sociais urbanos em contexto de crise do capital e nas determinações dos diferentes (porém entrelaçados) projetos de desenvolvimento de países bastante distintos entre si: Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e Bolívia entre os anos de 1970 à atualidade. Para tal empreitada, sinalizamos a necessidade de estudos e investimento em fundamentação a partir da produção de autores do campo da teoria social crítica dialogando com autores fundadores da Escola de Frankfurt, em especial Walter Benjamin e Theodor Adorno.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiana Dahmer Pereira – Coordenadora.

Busca

Documentos institucionais

Contato e endereços

Contato: estamos sem telefone. Qualquer demanda deve ser realizada por meio do e-mail: psr.ess@id.uff.br

Lembramos que a solicitação de declarações deve considerar os cinco dias úteis procedimentais para emiti-las.

Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº - sala 321 (3o andar)Bloco E - Campus do Gragoatá - São Domingos - Niterói - RJ - CEP: 24210-201 Brasil

Email: psr.ess@id.uff.br

Skip to content