Escolha uma Página

Núcleos de Pesquisa e Extensão

Os 9 (nove) Núcleos de Pesquisa e Extensão vinculados ao Programa desenvolvem atividades diversificadas de Ensino, Pesquisa e Extensão, tais como disciplinas, orientações, organização de eventos, grupos de estudos semanais e/ou quinzenais, cursos de extensão, assessorias, palestras, dentre outras. A participação nos Núcleos é aberta a docentes, discentes de Graduação e Pós-Graduação, egressos(as), assistentes sociais, bem como, à comunidade externa. Todo(a) discente precisa estar inserido em um Núcleo de Pesquisa e Extensão, cuja carga horária de participação contará para a integralização do Curso de Mestrado como Atividade Complementar.

Para acessar informações completas sobre os Núcleos de Pesquisa e Extensão do
Programa, acesse o Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Contatos e sites dos
Núcleos encontram-se relacionados a seguir:

i) Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Serviço Social (GEPESS) –Coordenação: Profa. Dra. Kátia Lima.

          O GEPESS foi criado em 2006. Constitui-se em grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional e ao Departamento de Serviço Social de Niterói – Escola de Serviço Social/UFF, articulando pesquisadores das áreas de Serviço Social, Educação e Direito da UFF, UERJ, UFRJ, IFRJ e UFES. O GEPESS tem como principais objetivos: 1 – Investigar os eixos centrais da atual configuração do capitalismo, especialmente a inserção capitalista dependente do Brasil na economia mundial; 2 – Analisar as políticas elaboradas e difundidas pelo Banco Mundial, UNESCO e OMC para a educação latino-americana; 3 – Apreender os principais determinantes da pauta de ação política do governo federal, principalmente, a relação entre dívida pública externa e interna – e financiamento da educação pública brasileira; 4 – Investigar a reformulação da educação básica e superior no Brasil a partir da década de 1990; 5 Apreender os impactos do processo de mercantilização do ensino na formação profissional dos assistentes sociais e no trabalho dos assistentes sociais na área da Educação.

Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2281775674663062

O GEPESS integra a Rede Capitalismo dependente, Educação e Serviço Social – Rede CADESS composta de pesquisadores, graduandos, mestrandos, doutorandos e professores atuantes no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Serviço Social/GEPESS/UFF e no Grupo de Estudos Político-Sociais/POLITIZA/Programa de Pós-graduação em Política Social da UnB. A Rede tem os seguintes objetivos principais:

  • (i) analisar as configurações atuais da inserção capitalista dependente do Brasil na economia mundial;
  • (ii) examinar as alterações na política de educação básica e superior, campos de atuação profissional do assistente social e
  • (iii) investigar as alterações na política de educação superior e os rebatimentos na formação profissional dos assistentes sociais.

Link da Rede no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7006471453060546
Reuniões do GEPESS: ocorrem quinzenalmente. Para saber mais, entre em contato com:
katiaslima@globo.com ou  katialima@id.uff.br

ii) Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Capitalista, Trabalho e Política Social (GPODE)
Coordenação: Profa. Dra. Ana Paula Ornellas Mauriel e Prof. Robson Roberto da Silva.

          O grupo visa congregar estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, professoras(es) e técnicas(os) da UFF e instituições de ensino, para estudos e pesquisas, tendo como eixo central o debate sobre desenvolvimento capitalista, trabalho e política social. Com isso, busca contribuir para maior articulação de pesquisadores(as) da área de Serviço Social e afins; estabelecer uma rotina de estudos coletivos sobre os temas e interesses comuns entre os(as) pesquisadores(as); incentivar a formulação de publicações individuais e coletivas sobre as temáticas estudadas; organizar eventos e minicursos tendo como eixo o debate sobre trabalho e política social; desenvolver ações de extensão relacionadas às políticas sociais e ao trabalho profissional; fortalecer o projeto de formação profissional propiciando a participação de estudantes de Serviço Social e áreas afins; e estimular a interlocução entre Graduação e Pós-Graduação.
Link do GPODE no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7695143610416173
E-mail de contato: gpodeuff@gmail.com

iii) Núcleo de Estudos dos Fundamentos do Serviço Social (NEFSS) – Coordenação: Profa. Dra. Adriana Ramos.

Pesquisa: Conservadorismo e Serviço Social: as influências contemporâneas no processo de produção do conhecimento e no trabalho profissional.

O NEFSS foi criado em 2012 com o objetivo de se debruçar sobre estudos que se relacionem aos fundamentos do Serviço Social, no seu processo de formação sócio histórica brasileira, incluindo a conjuntura contemporânea. Constitui-se em grupo de estudos e pesquisas vinculado ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional e ao Departamento de Serviço Social de Niterói – Escola de Serviço Social/UFF, e conta com a participação de pesquisadores da UFF Niterói e UFF Campos. Atualmente, a pesquisa em desenvolvimento pretende realizar uma apreensão sobre a influência do conservadorismo no âmbito da produção teórica e do trabalho do assistente social nos períodos de 2000 a 2019. A finalidade é conhecer e analisar quais são as expressões contemporâneas do conservadorismo no Serviço Social brasileiro, tanto no âmbito da produção de conhecimento, como na atuação profissional tendo como referencial o Projeto Ético-Político.
Link do NEFSS no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1988717802364396
Reuniões ocorrem quinzenalmente. Para saber mais: adriana.ramos.4791@gmail.com

iv) Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares (NEPFE) – Coordenação: Profas. Dras. Eblin Farage e Francine Helfreich Coutinho dos Santos. Docente do PPGSSDR/UFF integrante: Prof Bruno de Oliveira da UniRio.

          O NEPFE foi criado em 2009, vinculado à Organização Não Governamental Redes de Desenvolvimento da Maré, situada na favela de Nova Holanda no complexo de favelas da Maré. Em 2012 foi vinculado à Escola de Serviço Social da UFF, constituindo-se como um grupo de pesquisa na área da questão urbana e movimentos sociais urbanos no CNPQ. Tem como eixo de trabalho, projetos de pesquisa, extensão e ensino vinculados aos debates de questão urbana, direito à cidade, cotidiano das favelas, movimentos sociais, educação popular, educação básica e superior e formação profissional em Serviço Social, organizado em duas linhas. Dedica-se ao estudo de temas do cotidiano dos segmentos da classe trabalhadora residentes em favelas e em espaços populares. As pesquisas visam produzir conhecimentos sobre diferentes dimensões da vida urbana assim como dar visibilidade às lutas e às diferentes formas de resistências travadas pelos movimentos sociais urbanos. Articulando três dimensões centrais de trabalho, a pesquisa, a extensão universitária e o estudo com ênfase na formação de alunos de graduação e pós-graduação. Para tal, desenvolve grupo de estudo, seminários, projetos de extensão, pesquisa e produções bibliográficas.

Linhas de Pesquisa:

1- Direito à cidade, Serviço Social e Movimentos Sociais Urbanos.
Objetivo: Estudar a formação das cidades e a constituição de distintos territórios: favelas, subúrbios e espaços populares, como territórios de moradia de segmentos da classe trabalhadora, em suas diferentes dimensões. O cotidiano dos espaços populares e das favelas, a intervenção pública estatal, e as diferentes formas de organização dos trabalhadores e dos movimentos sociais urbanos. Investigar a relação entre Serviço Social – questão urbana- movimentos sociais.

2- Educação, Serviço Social e Educação Popular.
Objetivos: Desenvolver pesquisas e estudos na área da formação profissional, tendo como referência as perspectivas postas pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua imbricação com movimentos sociais e a emancipação humana. Investigar sobre a relação entre Serviço Social e Educação Popular, tendo como referência a perspectiva da ação pedagógica da ação profissional. Analisar os processos gerais e amplos que incidem sobre a educação pública básica e superior e as interfaces com o Serviço Social.

Link do Núcleo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0001582721310808
Redes sociais: https://www.facebook.com/nepef/
E-mail de contato: farage.eblin@gmail.com

v) Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social (NUDISS) – Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo Silva.

          O NUDISS tem o compromisso de congregar professores, profissionais da área, em especial assistentes sociais, e estudantes para desenvolver estudos, pesquisas e ações voltadas a pensar e discutir a relação entre direitos humanos e a configuração das políticas públicas no Estado capitalista, com atenção especial à infância e juventude, em âmbito regional e nacional, tendo no conjunto de práticas sociais e, em especial, no exercício profissional de assistentes sociais, seu ponto de mediação. São duas linhas de pesquisa: i) Capitalismo, Direitos Humanos e Serviço Social – busca identificar a configuração teórica da produção acadêmica da linha de pesquisa e o significado sócio histórico dos direitos humanos. Repensar as contradições do Serviço Social, como profissão que participa dos processos de reprodução das classes sociais, e suas atribuições e competências diante de novas determinações do Estado capitalista. Captar as requisições e os desafios impostos ao exercício profissional de assistentes sociais, em espaços públicos e privados, com atenção especial à garantia de direitos humanos. Analisar processos educativos e assistenciais e as estratégias de enfrentamento profissional às expressões da questão social, às formas de exploração e opressão da infância e da juventude; ii) Políticas Públicas, Violência, Infância e Juventude – propõe analisar as concepções teóricas da produção acadêmica, numa perspectiva interdisciplinar e identificar as tendências das políticas públicas destinadas à infância e juventude. Indicar as principais violências e violações de direitos de crianças, adolescentes e jovens na contemporaneidade. Levantar informações sobre o fundo público e a articulação política entre movimentos sociais e o Sistema de Garantia de Direitos. Socializar dados sobre a situação de crianças e adolescentes em políticas públicas, com ênfase em estudos sobre os principais marcos político-normativos (que abarquem os direitos sociais, políticos e civis), no Rio de Janeiro e no Brasil.

Link do Núcleo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/291304
E-mails de contato: nudissuff@gmail.com ; prof.  Rodrigo Lima –  rodrigorrod@hotmail.com ; prof. Fabio Simas – fabiosimas@id.uff.br ; profa. Ebe Campinha –  ecampinha@id.uff.br

vi) Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Serviço Social e Saúde (NUEPSS) – Coordenação: Profa. Dra. Adriana Ramos. Integrante:
Profa. Dra. Tathiana Meyre da Silva Gomes.

          A formação deste Núcleo tem como objetivo promover o fortalecimento e a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem a Política de Saúde e o Serviço Social na ESS/UFF Niterói. Surge a partir das demandas dos docentes pesquisadores da área da Saúde, que, buscando a construção de um trabalho coletivo, com a finalidade de fortalecimento sobre tais estudos, estabelecem articulação entre seus grupos. Este movimento pode contribuir no processo de formação e trabalho profissionais para o adensamento sobre o debate da Saúde, que aponta para a necessidade de articulação entre a universidade, os serviços, os profissionais de saúde e a população usuária. Considerando as contradições que se expressam na configuração da política de saúde e seus rebatimentos no trabalho em saúde e no atendimento aos usuários do SUS, o Núcleo assume como referência, o Projeto Ético Político do Serviço Social e os princípios democráticos da Reforma Sanitária.
Link do NUEPSS no CNPq:
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2541768600441772
E-mail de contato: adriana.ramos.4791@gmail.com

vii) Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Trabalho, Educação e Serviço Social (TEIA) – Coordenação: Profa. Dra. Larissa Dahmer Pereira.
Docentes integrantes: Profas. Dras. Andréa Araújo do Vale, Profa. Dra. Maria Cristina Rodrigues ,Tatiana Dahmer Pereira.

          O TEIA encontra-se sediado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e conta com a participação de diversos(as) pesquisadores(as) e profissionais de Serviço Social e áreas afins, ligados a instituições públicas e privadas. Desenvolve suas atividades no município de Niterói e municípios adjacentes, contribuindo para o fortalecimento dos direitos sociais por meio da qualificação de profissionais atuantes em políticas públicas.

O Núcleo vincula-se a três redes de pesquisa, na área de Educação: Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ) – https://colemarx.educacao.ufrj.br/, Rede Universitas – http://www.redeuniversitas.com.br/ – e na área de Serviço Social (Rede Iberoamericana de Investigação em Serviço Social/Red Iberoamericana de Investigación en Trabajo Social).
As pesquisas desenvolvidas e os projetos de ensino e extensionistas objetivam contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre as transformações no mundo do trabalho, em um país capitalista dependente como o Brasil, sua relação com a educação básica e superior e identificar as implicações para o perfil de formação de profissionais que atuam na área social, dentre eles, educadores e assistentes sociais. Objetiva, portanto, realizar profícua interlocução com pesquisadores(as) e profissionais das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de instituições do Brasil e exterior, por meio de pesquisas integradas, eventos acadêmicos, publicações conjuntas, projetos extensionistas e de ensino, aprofundando a produção e socialização de conhecimento nos eixos Trabalho, Educação e Serviço Social.

O TEIA dispõe de quatros linhas de pesquisa, a saber:

  • a) Trabalho na sociedade contemporânea. Coordenação: Profa. Dra. Maria Cristina Rodrigues;
  • b) Linha de Pesquisa 2 – Formação Social brasileira, Estado, criminalização e resistências contra opressões. Coordenação: Profa. Dra. Tatiana Dahmer Pereira;
  • c) Linha de Pesquisa 3: Políticas públicas, financeirização e expansão do ensino superior brasileiro. Coordenação: Profa. Dra. Andréa Araújo do Vale;
  • d) Linha de Pesquisa 4: Políticas Públicas, Trabalho e Formação em Serviço Social. Coordenação: Profa. Dra. Larissa Dahmer Pereira.

Link do TEIA para o CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/554722
E-mails de contato: andreaaraujodovale@gmail.com; larissadahmerpereira@gmail.com ; tatianadahmerpereira@gmail.com ; mcristina@id.uff.br
Reuniões semanais. Para saber mais, entre em contato:
larissadahmerpereira@gmail.com

viii) Grupo de Estudos Marxismo e Realidade Brasileira (GEMARB-UFF) Coordenação: Prof. Dr. Douglas Ribeiro Barboza

          O GEMARB desenvolve suas atividades desde o segundo semestre de 2015. Consolida-se como um espaço de reflexão, debate e de construção coletiva de referenciais analíticos que, através da contribuição dos principais autores do pensamento clássico marxista, desvendem as principais contradições presentes nas particularidades da formação histórica brasileira. As reflexões teóricas estão articuladas com a investigação dos processos de resistência e luta dos trabalhadores pela construção de um espaço efetivamente público e democrático, para além dos limites impostos pela ordem societária capitalista, buscando identificar os atores envolvidos e as relações sociais e políticas que engendram e subordinam as reivindicações sobre a esfera de ampliação e defesa da socialização da política no Brasil. O GEMARB busca não somente articular o debate e a construção do conhecimento científico no interior da comunidade acadêmica – incorporando docentes e discentes dos diferentes cursos integrantes do quadro da Universidade – como também estimular a participação de profissionais, integrantes de movimentos sociais e demais organizações das classes trabalhadoras da região.
Reuniões semanais. Para saber mais, entre em contato: gemarbuff@gmail.com

ix) Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Teoria Social, Trabalho e Serviço Social (NUTSS) – Coordenação: Profa. Dra. Adrianyce A.  Silva de Sousa. Docentes integrantes: Profas. Dras. Ana Cristina Oliveira e Marcela Soares.

          O NUTSS foi fundado na Universidade de Brasília em 2009 e encontra-se vinculado, desde 2015, à Universidade Federal Fluminense, compondo assim os grupos de estudos, pesquisa e extensão do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional e do Departamento de Serviço Social da Escola de Serviço Social de Niterói.
O NUTSS articula e difunde estudos, pesquisas e extensão voltados à área do Serviço Social, a partir da discussão dos seus fundamentos na Teoria Social Marxista, com ênfase na categoria trabalho. No NUTSS estão articuladas pesquisadoras das seguintes instituições: UFF, UERJ, UNIRIO, UFRN e ESPJV/FIOCRUZ. A produção individual de cada pesquisadora encontra-se registrada na Plataforma Lattes.

O NUTSS integra o GTP de Ética, Direitos Humanos e Serviço Social e encontra-se articulado aos seguintes grupos/núcleos: Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos NEPHU/UFF; Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo, NIEP/UFF; Núcleo de Estudos de Ontologia Marxiana – Trabalho, Sociabilidade e Emancipação Humana NEOM/UNESP e Trabalho, Questão Urbano-rural-ambiental, Movimentos Sociais e Serviço Social, QTEMOSS/UFRN. O NUTSS desenvolve regularmente Grupos Permanentes de Estudos – GPEs: o GPTDH Grupo de Trabalho e direitos humanos, o GPETQSSS de Trabalho, Questão Social e Serviço Social, e o GPE Marxismo e Serviço Social.
Link do NUTSS no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5479700181472580
Reuniões regulares, para saber mais: nutss.uff@gmail.com
Redes sociais: instagram @nutss.uff; @gptdh.uff

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional

Skip to content