
Menu
Dissertações
Editais
Grupos de Pesquisa
Colegiado de Curso
Projeto Pedagógico do Curso
A área de concentração “Serviço Social, desenvolvimento regional e políticas públicas” expressa a necessidade de fortalecer na formação profissional domínio intelectual em torno de temas relacionados à acumulação e ao desenvolvimento capitalista e sua relação com dinâmicas societárias cotidianas nas quais se insere o profissional de serviço social – seja no exercício no campo das políticas públicas, nas empresas privadas, docência ou mesmo em assessoria a movimentos sociais.
Reforçamos a importância de aprimoramento de conhecimentos teórico-metodológicos sobre a racionalidade desses processos na formação profissional Stricto Sensu. Sobressaem a garantia do protagonismo dos Fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social, conhecimentos sobre teoria política, formação social e estudos sobre Estado, direitos e políticas públicas. Em relação a estes, coloca-se o desafio de fundamentar e fortalecer o domínio sobre gestão regional e territorial, cuja origem advém da reconfiguração das formas de regulação do papel do Estado na implementação dessas políticas, quando descentraliza administrativa e financeiramente a chamada municipalização que transforma o município em entes governamentais (com referência ao Projeto do curso).
A linha 1 de pesquisa – “Desenvolvimento Capitalista e Formação Social Brasileira”, é voltada à análise das transformações macrossocietárias advindas da mundialização do capital, da reestruturação produtiva e da financeirização da economia e suas particulares incidências no redimensionamento do desenvolvimento das nações latino-americanas e o aprofundamento das heterogeneidades regionais. Nessa linha estão concentrados estudos sobre a história do pensamento social brasileiro e latino-americano, cultura política e a questão da pobreza e da desigualdade social no Brasil e suas particularidades regionais. (Projeto do curso)
A linha 2 – diz respeito aos estudos sobre Serviço Social, Políticas Públicas e Formação Profissional. Nesta linha incluem-se o estudo da relação entre políticas públicas e o serviço social, incluindo necessariamente, aprofundamentos teóricos e práticos sobre o movimento de refuncionalização do papel e das funções clássicas do Estado e seus desdobramentos no campo das políticas sociais, a análise das políticas sociais setoriais e as propostas de políticas sociais ditas alternativas e estudos sobre as controvérsias acerca da noção de sociedade civil, da relação público-privado. As questões sobre a possibilidade da ampliação da democracia, dos direitos sociais e da cidadania, se inscrevem como tematizações teóricas da maior relevância à formação do servi social, como linhas investigativas dessa linha de pesquisa.
Nela são nucleados estudos sobre os resultados empíricos dessas transformações na intervenção profissional, enfocando as múltiplas expressões da questão social e suas respectivas formas de enfrentamento nas esferas do trabalho, gênero, raça/etnia, das diferentes formas de violência, da questão urbana e rural, porém resguardando a perspectiva de totalidade da análise; e o papel das classes sociais nas lutas sociais em geral e a inserção do Serviço Social nestas manifestações sociais. Ainda concentra temas voltados para o desenvolvimento sócio-histórico da profissão nos marcos do capitalismo brasileiro e latino-americano. A questão social e suas polêmicas e complexidades, enquanto conceito norteador da formação profissional. Os diferentes projetos societários e o Projeto Ético – Político Profissional (Projeto Pedagógico do Curso)
Busca
Documentos institucionais
Contato e endereços
Contato: estamos sem telefone. Qualquer demanda deve ser realizada por meio do e-mail: psr.ess@id.uff.br
Lembramos que a solicitação de declarações deve considerar os cinco dias úteis procedimentais para emiti-las.
Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº - sala 321 (3o andar)Bloco E - Campus do Gragoatá - São Domingos - Niterói - RJ - CEP: 24210-201 Brasil
Email: psr.ess@id.uff.br