Apresentação do PPGSSDR
O Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR-UFF) é um curso de mestrado acadêmico (strictu sensu) destinado a graduados em Serviço Social, Ciências Sociais e áreas afins. A ser cursado em 24 meses, possui carga horária de 720 horas / 48 créditos.
Sua área de concentração é em “Serviço Social, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas”. A área de concentração tem como referência o conjunto de preocupações científicas do corpo docente da Escola. Estas são oriundas da realidade e remetem às novas configurações societárias e à complexificação da realidade social contemporânea.
Volta-se, portanto, aos estudos sobre a reconfiguração e as tendências do desenvolvimento regional no Brasil e na América Latina. Com ênfase nas diferenciações e complexificação da estrutura social sob a hegemonia do capital financeiro, consequentes alterações no mundo do trabalho e na relação entre Estado, sociedade e a estruturação das políticas públicas, o projeto institucional considera as inferências na radicalização da “questão social”, contribuindo com reflexão crítica para a área do Serviço Social e afins.
O Programa organiza sua área de concentração em duas linhas de pesquisa:
1 – Desenvolvimento Capitalista e Formação Social Brasileira
A linha volta-se para a análise das transformações macrossocietárias advindas da “mundialização do capital”, da reestruturação produtiva e da financeirização da economia e suas particulares incidências no redimensionamento do desenvolvimento das nações latino-americanas e o aprofundamento das heterogeneidades regionais.
Nessa linha estão concentrados estudos sobre a história do pensamento social brasileiro e latino-americano, cultura política e a questão da pobreza e da desigualdade social no Brasil e suas particularidades regionais.
2 – Serviço Social, Políticas Públicas e Formação Profissional
Compreende o estudo da relação entre políticas públicas e Serviço Social. Para tal, trata do aprofundamento do movimento de refuncionalização do papel e das funções clássicas do Estado e seus desdobramentos no campo das políticas sociais, a análise das políticas sociais setoriais e as propostas de políticas sociais ditas “alternativas”. Estudos sobre as controvérsias acerca da noção de sociedade civil, da relação público-privado. As questões da ampliação da democracia, dos direitos sociais e da cidadania, se inscrevem, como tematizações investigativas dessa linha de pesquisa. Aqui estão nucleados estudos sobre os resultados empíricos dessas transformações na intervenção profissional, enfocando as múltiplas expressões da questão social e suas respectivas formas de enfrentamento nas esferas do trabalho, gênero, raça/etnia, das diferentes formas de violência, da questão urbana e rural, porém resguardando a perspectiva de totalidade da análise; e o papel das classes sociais nas lutas sociais em geral e a inserção do Serviço Social nestas manifestações sociais.
Essa linha concentra ainda temas voltados para o desenvolvimento sócio-histórico da profissão nos marcos do capitalismo brasileiro e latino-americano. A “questão social” e suas polêmicas enquanto conceito norteador da formação profissional. Os diferentes projetos societários e o Projeto Ético – Político Profissional.
Notícias
EDITAL PPGSSDR n. 02/2022 PROCESSO SELETIVO TURMA 2022 – MESTRADO ACADÊMICO
Publicado o Edital 2022 para Ingresso no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional vinculado à Universidade Federal Fluminense. (05/09/2022) EDITAL(19/08/2022) Inscrições homologadas(25/08/2022) Resultado da PROVA...
EDITAL PPGSSDR n. 01/2022 PROCESSO SELETIVO TURMA 2022 – MESTRADO ACADÊMICO
Publicado o Edital 2022 para Ingresso no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional vinculado à Universidade Federal Fluminense. (11/05/2022) EDITAL(12/08/2022) Retificação ao calendário da seleção 2022(19/08/2022)...