Escolha uma Página

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de concentração:

Serviço Social, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas Busca-se aprofundar estudos sobre o processo de acumulação e desenvolvimento capitalistas e suas particularidades nacional e regionais; a relação do Estado com as classes sociais em um país de capitalismo dependente como o Brasil e, por sua vez, como o Estado responde às lutas e conflitos intra e interclasses, por meio de políticas públicas, dentre elas, as sociais; por fim, salienta-se a necessária apreensão de como tais processos atravessam a profissão de Serviço Social, tanto no âmbito do trabalho quanto na formação profissional.
Reforçamos a importância de aprimoramento de conhecimentos teórico-metodológicos sobre a racionalidade dos processos elencados na formação profissional stricto sensu. Sobressaem a garantia do protagonismo dos Fundamentos Teórico-
Metodológicos do Serviço Social, conhecimentos sobre teoria política, formação social e estudos sobre Estado, direitos e políticas públicas. Em relação a estes, destaca-se o desafio de fundamentar e fortalecer o domínio sobre gestão regional e territorial, cuja origem advém da reconfiguração das formas de regulação do papel do Estado na implementação dessas políticas, quando as descentraliza administrativa e financeiramente.

Linha de pesquisa 1: Desenvolvimento Capitalista e Formação Social Brasileira
Tal linha aborda discussões relativas aos processos de acumulação e desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo e à relação de dependência entre países centrais e aqueles localizados na periferia do capitalismo. Com base em tal fundamentação, apreendem-se as particularidades do desenvolvimento desigual e combinado no território latino-americano, com ênfase na realidade brasileira e em aspectos relacionados a desigualdades de classe, gênero, raça/etnia. Desde então, direcionam-se estudos sobre a dependência, com destaque para estudiosos(as) latino-americanos da Teoria Marxista da Dependência e também pensadores(as) clássicos(as) sobre a formação social brasileira. Em uma análise mais contemporânea, abordam-se as transformações macrossocietárias advindas da mundialização do capital, de processos de reestruturação produtiva e, por fim, da financeirização da economia e suas particulares incidências no redimensionamento do desenvolvimento das nações latino-americanas e o aprofundamento das heterogeneidades regionais.

Linha de pesquisa 2: Serviço Social, Políticas Públicas e Formação Profissional
A linha apresenta como ênfase estudos relacionados à forma como o Estado ordena suas ações em resposta a conflitos e lutas inter e intraclasses na contemporaneidade. Isto é, além de políticas repressivas, o Estado desenvolve diferentes políticas públicas, tais como Saúde, Educação, Habitação, Assistência Social, dentre outras. As transformações societárias no desenvolvimento capitalista dependente trazem desafios à compreensão de como processos como a financeirização das políticas públicas e a mercantilização de direitos sociais; as reestruturações na esfera do trabalho e, por fim, o reordenamento do Estado sob a ótica gerencialista impactam a formação e o trabalho dos(as) assistentes sociais. Busca-se desenvolver e consolidar estudos tanto nacionais, mas também com recortes regionais/locais, disseminando maior conhecimento crítico e instrumentais para os(as) profissionais que procuram o Programa.

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional

Skip to content