Apresentação

A Universidade Federal Fluminense (UFF), criada na década de 1960, possui unidades acadêmicas em Niterói e em 8 (oito) municípios do Rio de Janeiro, sendo uma importante referência de ensino, produção de pesquisa e extensão em todo o estado do Rio de Janeiro.

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional, criado em 2012 na Escola de Serviço Social, oferta o Mestrado Acadêmico, com preocupações relativas ao trabalho e à formação profissional dos(as) assistentes sociais brasileiros(as), articulando-as à problematização do desenvolvimento no capitalismo e ao desenvolvimento regional. Como parte da Escola de Serviço Social de Niterói, o PPGSSDR integra a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS – http://www.abepss.org.br/), seguindo e apoiando suas diretrizes de formação.

O Programa objetiva formar profissionais qualificados para a docência e a pesquisa, assim como, fomentar estudos sobre temas que merecem maior atenção na área de Serviço Social, cujos eixos de discussão abordem o debate crítico sobre o desenvolvimento no capitalismo, as particularidades da formação social brasileira, a ação do Estado na relação com as classes sociais, considerando aspectos de classe, raça/etnia e gênero, as políticas públicas brasileiras e, por fim, os atravessamentos de tais dinâmicas no trabalho e na formação do Serviço Social brasileiro.

Com uma década de existência, o Programa vem se tornando uma referência para profissionais de Serviço Social e áreas afins, que buscam uma sólida formação intelectual, tanto para a carreira acadêmica quanto para a qualificação permanente e atuação mais qualificada nos diversos espaços de atuação dos(as) assistentes sociais.

Tal procura é significativa e é parte de um esforço coletivo do PPGSSDR, que se relaciona com a maior visibilidade que o mesmo tem conquistado ao longo dos últimos anos, por meio de sua inserção social, isto é, de diversificadas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão que seu corpo docente desenvolve nos municípios de Niterói, Rio de Janeiro e municípios do entorno, como São Gonçalo, municípios da Baixada Fluminense e, ainda, os da região dos Lagos e Serrana.

A inserção social do PPGSSDR no estado do Rio de Janeiro é significativa, visto que as pesquisas em curso – tanto de docentes quanto de discentes, e, ainda, de pesquisas integradas com outras instituições e participação dos(as) docentes em Núcleos de Pesquisa da UFRJ, UERJ, PUC E UNIRIO e, também, fora do estado do Rio de Janeiro – versam sobre temáticas que buscam contribuir com a análise crítica e propositiva das políticas regionais públicas e do trabalho dos(as) assistentes sociais, com sólida fundamentação teórica, no âmbito do estado do Rio de Janeiro, mas também em nível nacional. A equipe docente e discente do Programa difunde os resultados parciais e/ou finais das pesquisas por meio de atividades técnicas, como assessorias, palestras, cursos de extensão, pareceres e relatórios técnicos e, também, de produção bibliográfica relevante.

Outro aspecto importante da inserção social do PPGSSDR refere-se ao destino de nossos(as) egressos(as) pós-defesa, o que é acompanhado sistematicamente pela Coordenação do Programa. A maior parte encontra-se empregada em postos de trabalho na área de Serviço Social, na área pública. Outra parte direcionou-se para o Doutorado, bem como, para atividades de pesquisa e docência.

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional